terça-feira, 1 de setembro de 2015

As 27 ferramentas que ajudarão seu relacionamento (1ª parte)

O próximo capítulo do Livro Casamento Blindado, fala sobre sexo.
Sim, ele é realmente importante na vida de quem é CASADO.  
Solteiros, namorados e noivos não estão incluídos
O sexo é para quem está casado e a vida sexual saudável é uma das principais ferramentas de blindagem do casamento. Mas resolvi pular essa parte e ir para as 27 ferramentas que lhe ajudarão a consertar e manter seu casamento.
Essas informações lhe ajudarão a montar a caixinha de ferramentas que será útil em um momento de emergência em seu casamento. Muitas dessas ferramentas você já conhece, mas não pratica. A força delas está na prática conjunta com outras ferramentas.

Vamos iniciar então as 27 ferramentas :

1. Não durma com o problema.
Não vá para a cama com um problema não resolvido entre vocês. (Isso não serve só pra casamento, mas também para namoro e noivado)
Acredite, resolver o problema mais tarde só fará  com que ele se agrave. Não é errado se irar, mas sim deixar que essa ira continue no dia seguinte.
Que tal combinar o seguinte: A partir de agora, quando tivermos um problema, vamos conversar sobre e não vamos dormir até que ele esteja resolvido.
(Nem que isso te custe umas horas a menos de sono)
Problema adiado é problema piorado.
Quando usar: sempre que houver algo mal resolvido, quando você está carregando algo dentro de si contra o parceiro, quando um está dando gelo no outro.

2. O amor nunca fere.
Não existe justificativa para ferir seu cônjuge, quer seja de maneira física,verbal ou emocional. Estar nervoso não é motivo para ferir a outra pessoa. 
Nunca aja com agressividade, pois o verdadeiro amor não machuca. Isso também inclui palavras baixas, xingamentos, palavrões e palavras que machucam. 
Mantenha um alto nível, não xingue, não ataque o caráter.
Quando usar: quando suas emoções afloram e você quer explodir com a outra pessoa. Guarde esta frase: o amor nunca fere.

3. Não generalize.
Não importa como você completaria essas frases: você nunca ... você sempre ... Ambas causam problemas.
Você sempre faz o que quer, nunca o que eu quero... você nunca me ouve... esse tipo de afirmação raramente é verdadeira e só serve pra aborrecer e deixar triste a pessoa que está com você.
Não aumente, não generalize. Não é porque a pessoa não te ouviu uma vez que nunca vai te ouvir.  
Cuidado com as palavras : nunca, sempre, nada, tudo e toda vez. São palavras que podem causar problemas. Evite - as.
Quando usar: em toda comunicação entre vocês. Se escapar uma palavra dessas, desculpe - se e remonte a frase. Se seu parceiro ou parceira, generaliza, aponte o erro para não repetir no futuro, mas foque no que ele realmente está querendo dizer.

4. Pare de reclamar e comece a orar.
Seu companheiro insiste em fazer algo errado ou não quer mudar, você já vem reclamando há anos e nada acontece. Não adiantou reclamar com ele? Reclame com Deus. Peça a ELe que toque o coração da pessoa e lhe dê sabedoria para lidar com aquilo. 
A oração tem mil e uma utilidades. Além de fazer o que você não pode fazer, ela lhe ajuda a lidar com a ansiedade, frustração e outras coisas.
Pense bem, você está indo a quem criou o casamento, está reclamando direto com Aquele que deseja que o seu casamento seja uma benção. Mas seja perseverante, nem sempre a resposta vem na manhã seguinte. Insista em oração a Deus e ore por você também.
Deus não somente nos dá conforto e paz, mas direção para saber o que fazer. Funciona em todas as situações da vida.

5. Mostre apreciação.
Quando identificar indiferença é o momento para usar a apreciação. Quando cada um vive no seu mundinho e não compartilham nada, mas fique tranquilo, é possível reverter a situação. Repita a frase que você mais encontra nesse livro : casamento feliz dá trabalho.
Se pergunte: o que posso fazer por ele ou ela?
Ele pode estar estressado, ou para baixo, precisando de companhia, e saber que tem alguém do lado fará bem. Às vezes, basta uma palavra, um apoio, um olhar ou uma frase: vai dar tudo certo.
Todos gostam de receber elogios. Um aviso: o homem não sabe receber elogio, mas isso não significa que não goste.
Quando usar : sempre. Especialmente quando notar distância ou indiferença.

Por hoje, deixo essas 5 ferramentas para te ajudar.
Gostou ? São 27 ferramentas que podem mudar o seu relacionamento. 
Pratique - as !

Fonte: Trechos retirados e adaptados do Livro Casamento Blindado.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe uma blogueira feliz, comente. :)