terça-feira, 19 de maio de 2015

Desmontando e remontando o amor

Olá queridos leitores e leitoras.
Vamos começar lembrando que Adão e Eva, tinham um lugar toooooooooooodo especial no céu, reservado e protegido, mas por causa da desobediência sofreram consequências que até hoje nos afetam.
O homem, tinha domínio sobre todos os seres e a natureza estava ali pra servir e suprir todas as necessidades. Depois da desobediência, o homem ficou sujeito a terra e a mulher ao homem. Vamos entender a consequência e o impacto disso na nossa vida ?
Bem, com tudo isso, o homem ficou designado a ser o provedor da família. Tem que trabalhar, trabalhar e trabalhar para tirar o sustento. Com isso, podemos notar que a maior frustração para um homem é ter um fracasso profissional. Ele quer se sentir útil e ter sucesso no seu trabalho, para dar o melhor pra sua família.
Mas como isso pode afetar o seu relacionamento ?
No início do relacionamento o homem vê a mulher como uma conquista. Depois que começa a namorar ou casa. Ele volta a investir pesado na sua vida profissional e acaba esquecendo da sua mulher.
E muitos, mesmo namorando, fazem isso. Isso, não quer dizer que ele não a ame, mas ele se enfia no trabalho e deixa sua mulher morrendo de falta de atenção.
Já a mulher, ficou dependente da atenção e da aprovação do seu marido. Assim como o homem ficou escravo do trabalho, sujeito a terra, ela ficou dependente da aprovação do marido.
O que isso resultou na mulher foi o desejo de ter a atenção total do marido. Ela quer ser a princesa, a escolhida, a mulher acima de todas as mulheres, aquela por quem ele arrisca a vida, e deixa as pessoas e as coisas de que mais gosta, para estar ao lado.
Porém, dificilmente, ela consegue essa atenção. O homem fica chateado porque ela quer que ele trabalhe menos pra dar atenção a ela; e ela fica carente de atenção e achando que não é amada. 
O homem e a mulher, tem o mesmo problema - insegurança.
O homem é inseguro de si mesmo. Tem medo do fracasso, da pobreza e se sentem pressionados a dar o melhor pra família. 
A mulher, mais emocionalmente aberta, fica fácil perceber. Algumas se acham feias, porque não são parecidas como as mulheres da TV e revistas, outras tem ciúme e muitas tem a autoestima muito baixa. 
"Resumindo: são dois inseguros desesperadamente carentes de segurança e afirmação um do outro" 
Agora como se livrar disso tudo ?
"Boa noticia e a má noticia. Vamos logo a má : a primeira coisa que homem e mulher precisam entender é que não vão mudar um ao outro. O homem sempre será movido pelas conquistas do trabalho e a mulher sempre será movida pelo desejo de ter toda a atenção do homem... agora a boa noticia: há formas eficazes de lidar com isso. Uma que você pode fazer e outra só Deus pode."  

O que podemos fazer pra mudar isso ?
O que só Deus pode fazer é dar coisas que a mulher não pode dar. Deus dá a dica do sucesso: "Trabalhe em parceria comigo."
O homem, especialmente o casado, tem que lembrar que deve atender a outras coisas importantes na vida, como a esposa, por exemplo. Por isso, ele deve ser equilibrado.
" ... se a sua mulher está reclamando que você não passa tempo com ela e nem com os filhos que você está trabalhando demais, provavelmente está certa. Ouça - a , seja equilibrado"
O que a mulher pode fazer?  Não compare ele a ninguém, reconheça e elogie suas qualidades e realizações, não critique negativamente nem aponte falhas (Acho que também vale para os homens rsrs ) 
O homem pode ser durão, mas no fundo almeja elogios. ( Mulher também gosta  de ser elogiada, sabia? ) 
Todo mundo pode criticá - lo, mas se você o criticar, vai doer muito mais. A palavra da mulher pesa demais, não se esqueça disso.
" Se você, mulher, apoiar o seu marido nas conquistas e até nas derrotas, ele nunca lhe abandonará - salvo se for realmente burro ( nesse caso, estará lhe fazendo um favor ) " 
E você mulher, como receber a tão esperada atenção do homem?
Tudo que é fácil demasiado não tem valor. Ninguém corre atrás do que é fácil. Se dê valor é ele que tem que correr atrás de você e te conquistar.
Quando você o auxilia, o ajudando a alcançar algo, você se torna preciosa pra ele. É aí que você recebe o que mais quer : atenção. 
Homens, passem segurança pra sua mulher ( isso inclui esposa e namorada).
Você tem que passar segurança de todas as formas possíveis : não dar bola pra outras mulheres, exaltar as qualidades dela, notar e comentar a sua beleza, buscar valorizar a opinião dela, ajudá - la a desenvolver, enfim, tudo que levante a autoestima dela. Sem esquecer que um homem de verdade e de Deus, também a leva pra perto de Deus, orem juntos, compartilhem o que leram na Palavra e não deixe sua mulher sozinha nos momentos difíceis. Peça pra ela, posso te ajudar em algo? Como foi seu dia?  O apoio e o reconhecimento do homem são muito valiosos para a mulher. 
E agora que você entende tudo isso, ajudem um ao outro, aprendam a balancear isso e trabalhar em equipe.

TAREFA
Medite nisso e perceba quais os efeitos que isso tem causado na sua vida e da pessoa que está contigo e como você passará a lidar com isso.



Fonte : Trechos adaptados do livro "Casamento Blindado"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe uma blogueira feliz, comente. :)