quarta-feira, 27 de maio de 2015

O seu coração de pedra !

Ahhhhhhhhhh como eu adoro escrever pra vocês e receber um retorno no email :)
Hoje, vamos descobrir a raiz de todos os divórcios e casamentos infelizes e eu incluo, namoros também.
Quer saber? Vamos lá.
Quando perguntamos a uma pessoa o porquê o casamento acabou, temos vários motivos apontados.  Entre eles : somos incompatíveis, brigamos muitos, ele é teimoso, não confio mais nele, ele me trai, problemas financeiros, ela não me ama e entre outros, podíamos ficar aqui o dia todo escrevendo motivos. Mas todos tem a mesma raiz principal e quem revela essa raiz é o próprio Autor do casamento.
"Entender esta raiz e cortá - la é algo tão eficaz que se você fizer apenas isso, de tudo o que aprender neste livro, já poderá transformar seu casamento." 
O divórcio é permitido pela Lei dada a Moisés, mas Deus deixou bem claro que o odeia o divórcio. Mas qual será o motivo ?
Quando um casal acha que o relacionamento não tem mais jeito e resolve terminar ou se divorciar é como se estivesse dizendo pra Deus: " Esse negócio de casamento não funciona".  
Mas por que então Deus permitiu algo que odeia ?
Quando Deus criou o casamento era para que o homem e a mulher unidos se tornassem somente um. A pessoa não seria mais a pessoa que era quando solteiro e se uniriam e se transformariam em uma só pessoa. 
"Costumamos fazer uma analogia ao purê, temos as duas batatas isoladas. Ao cozinhá- las e amassá - las no leite, elas se fundem e se transformam em um terceiro elemento : o purê.  O purê não é mais nem leite, nem batata... Não tem como separar os dois. É exatamente isso o que Jesus quis dizer com " não são mais dois, porém uma só carne. "
 Agora imagine rasgar a própria carne? É isso que as pessoas fazem quando se divorciam. Criam feridas profundas e cicatrizes difíceis de cicatrizar. 
Muitas pessoas querem se casar, mas querem permanecer a mesma pessoa que eram quando solteiros. Resistem a ser somente um.  São indivíduos distintos e não maleáveis.  A ideia é melhorar quem você é e aceitar mudar e se moldar a outra pessoa. Isso significa muitas vezes CEDER.
Hoje, eu, depois de tanto tempo entendi, que se não formos maleáveis , se não estivermos dispostos a ceder e a mudar pra estar com alguém, não há relacionamento que dure. 
Eis a verdadeira raiz de todos os problemas na vida sentimental  - o coração endurecido. 

Deus não vai te obrigar a mudar o seu jeito. Mas nem Deus pode te ajudar a mudar quando você endurece o coração. 
Mas o que pode endurecer um coração ?
Há muitas coisas, muitas mesmo. O orgulho, por exemplo. Muitas pessoas acham que o erro está sempre nos outro, não conseguem ver qualidades no parceiro/a e acham que só a outra pessoa precisa mudar. Acham que são perfeitos. Grande engano! Não somos perfeitos e pra ficar com alguém precisamos ser maleáveis e dispostos a mudança.  Outros, se acham vítimas. Tem horror a admitir suas falhas e seus erros e por isso nunca mudam. Muitos preferem arrancar um dente sem anestesia a pedir perdão ao seu parceiro/a por ter falado algo com palavras rudes. Por que é tão difícil pedir perdão? Ás vezes, apontamos tantos os defeitos nos outros e não olhamos pra gente. Será que você já colocou as suas "barbas de molho" ? Será que só a outra pessoa está errada e precisa mudar? Será que ninguém é "perfeito" pra você ou você está idealizando uma pessoa "perfeita" (ninguém é) sem problemas e sem coisas a mudar. Se você está esperando alguém "perfeito", sem falhas, sem erros e um relacionamento que não precise conversar, que ninguém precise mudar ou ceder, esqueça. Você não vai encontrar ! 
Quantas oportunidades o orgulhoso está perdendo. Mal sabe ele que se fosse menos duro seria muuuuuuuito mais feliz. Porque você acha que Deus determinou que duas criaturas tão diferentes quanto o homem e a mulher vivessem juntas?  Deus permite que duas pessoas diferentes fiquem juntas não para torturar, mas para que uma desafie a outra a ser uma pessoa melhor. Ele nos faz diferentes para que possamos nos complementar. Você só melhorará como pessoa quando estiver com o coração aberto e maleável. e pra isso precisa de uma boa dose de humildade. Mas infelizmente, muitos não estão dispostos a reconhecer que não são perfeitos e mudar. Isso é pra poucos!
 Muitos estão com o coração duro por autodefesa. Depois de sofrer com mentiras, traição, frustrações amores, palavras duras e outras experiências dolorosas, é natural que nosso coração endureça. O problema é que levantar muralhas para "proteger" seu coração não é nada inteligente. A não ser que você queira ficar lá sozinho, trancado com todos aqueles sentimentos ruins.
Lembre - se: se a dureza do coração permanecer, nem Deus poderá lhe ajudar.
Algumas pedras que podem estar no seu coração : orgulho, egoísmo, incapaz de perdoar, falta de vontade de mudar, nunca está errado, preso ao passado, oculta sentimentos, não se abre para a pessoa, costuma focar só nos pontos negativos da pessoa, raramente pede desculpas, não quer ouvir, não procura entender a pessoa ou os problemas dela pra ela estar agindo daquela forma, usa palavras que magoam, frieza ... Consegue identificar algo em você ?
Enquanto mantiver essa dureza de coração nunca poderá ser feliz na sua vida sentimental. 
 Quem cede primeiro tem o privilégio de dizer : eu mudei primeiro, para a pessoa mudar. Isso não é pra qualquer um.
 Se você reconhece que precisa quebrar o seu coração, peça ajuda a Deus. Peça um coração novo, com pensamentos e atitudes novas. Não fique preocupado se a outra pessoa vai voltar pra você, se o seu casamento vai ser restaurado. Cuide de você e do seu coração. Se você se cuidar, logo todos irão perceber diferença. E se a pessoa não voltar? Bem, você estará agradando a Deus e quem perdeu foi a pessoa. Deus não  vai te deixar só e te providenciará o melhor pra você. 
Você pode reconhecer seus erros e se afundar com eles, ou você pode sentir dor agora e um alívio pra vida toda.


TAREFA
Faça a pergunta para a pessoa que está com você: o que me faz uma pessoa difícil de conviver ? Anote as respostas e trabalhe nelas. Você não deve rebater, se defender ou questionar. Zero sentimento.  O importante é entender o que ele disse e mudar. Não leve para o lado pessoal. Ainda que não concorde, respire fundo e continue.

Vou ser bem sincera com vocês. Até então, eu não via o porquê de meus relacionamentos não darem certo. Eu ouvia minhas falhas e rebatia, me defendia e questionava. Hoje, graças a Deus eu sei o que preciso mudar. Vi as falhas, reconheci e estou trabalhando nelas e sei que Deus irá me honrar muito antes do que eu imagino. E você? Tem essa fé de mudar? 
Eu sei o que tenho que mudar e você sabe? Posso garantir com toda a certeza que você tem algo pra mudar e por isso seu relacionamento não deu certo. Que tal parar só de culpar a outra pessoa e ver o que você precisa mudar ?

Deus abençoe !

Fonte - Trechos adaptados do Livro Casamento Blindado 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe uma blogueira feliz, comente. :)