terça-feira, 31 de março de 2015

A história de Jó !

Quando comecei a ler a história de Jó na Bíblia, me identifiquei com algumas partes e agora vejo e entendo o que Deus quis me falar com a vida dele. 
Jó, era um homem reto, temente a Deus e afastado do mal. 
Ele servia ao Senhor, tinha muitos filhos, uma vida próspera e Deus abençoava o seu trabalho. Ele era feliz e não tinha o que reclamar. A história dele é um exemplo de que o sofrimento não está ligado ao pecado. 
O Senhor disse a Satanás : Não consideraste meu servo Jó, que não há outro como ele na Terra, reto, temente a Deus e afastado do mal ?( Jó 1 8)
Respondeu então 
Satanás ao Senhor: 
Não lhe rodeaste com uma cerca de proteção a ele e a sua casa e a tudo o que tem? O trabalho de suas mãos abençoaste, por isso seus rebanhos se multiplicaram pelo país. 
Mas entende agora Tua mão e toca o que tem, e verás se não te amaldiçoa em Tua face.
Disse o Senhor a Satanás: Eis que tudo que ele tem está em tua mão, somente não ponhas tua mão sobre ele. E saiu Satanás de diante do Senhor. (Jó  1 9 - 12)
Depois disso, Jó começou a perder tudo: casa, filhos, bens.   Ele podia reclamar e até blasfemar contra Deus, porém, ele sabia que tudo que ele tinha estava nas mãos de Deus. Não pecou, nem atribuiu isso a Deus, prostrou - se em humilde adoração (Jó 1 20) 
Fico imaginando Deus olhando as atitudes, orações e pensamentos de Jó enquanto tudo isso acontecia com ele.
 ... reto, temente a Deus e afastado do mal, e que ainda retém sua integridade, até quando tu me incitaste contra ele para que o arruinasse sem motivo?  (Jó 2 :3)
Mesmo assim, Deus via que Jó continuava íntegro e reto. Mesmo tendo motivos pra reclamar e blasfemar. 
Respondeu então Satanás
Mas entende, agora, Tua mão, e toca seu osso e sua carne, e verás se não blasfema contra Ti em Tua presença. ( Jó 2 : 6)
Então, Satanás feriu Jó com uma chaga maligna desde a planta do pé até o alto da sua cabeça. E vendo tudo isso, Jó ouviu de sua esposa que era melhor deixar de ser íntegro e amaldiçoar a Deus e morrer. 
Com isso, fica notório que o diabo usa algumas coisas pra acabar com a nossa fé. Problemas financeiros, a morte de um ente, problemas de saúde e na vida sentimental. O diabo usa isso pra acabar com a fé daquele que está servindo a Deus, basta que essa pessoa tire o foco de Jesus. 
É fácil glorificar a Deus quando tudo vai bem, mas e quando acontece um problema? São muitos que abandonam a fé, blasfemam e culpam a Deus. 
Nesses momentos é normal perguntar "o porquê?", Jó também fez isso. Ele não entendia porque tudo aquilo estava acontecendo com ele.
Mas o sofrimento é temporário. Esse sofrimento não significa que você está em pecado e nem que Deus não te ama ou não tem te visto. Lógico, que alguns desertos são por desobediência ou por pecado, mas esse não era o caso de Jó, pois ele era temente a Deus. Jó sofreu muito, mas esse sofrimento não durou pra sempre.  Passou e a vida continuou. 
Respondeu Jó ao Senhor: Eu sei que tudo podes, e que nenhum de Teus propósitos pode ser impedido. (Jó 42 1-2)
Ás vezes, acontecem coisas nas nossas vidas que nós não entendemos. Jó também não entendia o porquê de tudo aquilo acontecer.  Talvez, você não esteja enfrentando perdas como as de Jó, mas essas guerras tem deixado você sem ânimo, sem vontade de lutar, sem chão.  Mas fique firme assim como Jó ficou e tua vida será restituída, transformada, para honra e glória DEle.
 ...Aumentou ao dobro todos os bens anteriores de Jó (Jó 42 10)
Abençoou o Senhor o último estado de Jó mais que o primeiro ... (Jó 42 12)
Deus o abençoou depois de todo aquele sofrimento e restaurou a vida dele, dando ainda mais do que ele tinha. Aproveite essas guerras para crescer e adorar a Deus. 

Sim, eu sei que não é fácil. Mas tudo acaba. Daqui a pouco essa guerra acabará e você desfrutará das bençãos de Deus novamente na sua vida. Suspire fundo e confie.

Eu também passo guerras. Também vi Deus não me dar o que eu queria e perder as coisas que eu tinha, mas tudo que eu tenho é DEle. Ele me dá e pode pedir a hora que quiser.
Quem nunca disse pra Deus: Meu Deus, está tudo em Tuas mãos. Posso perder tudo, menos a Tua presença!
Também falei isso pra Ele e por isso não reclamo, nem blasfemo. Pois mesmo diante de tudo isso, podemos ver o Seu cuidado e o Seu consolo.
Ás vezes, precisamos ficar somente com Ele pra perceber o quanto é precioso ter a presença DEle nas nossas vidas.
Assim como Deus restituiu tudo na vida de Jó, creio que fará na minha vida e na sua.
Você crê?
Agora você entende a expressão "tenha paciência de Jó" ?
Persevere e continue temendo a Deus e sendo íntegro. 
Deus está vendo tudo ! 
Se você perder algo ou tudo, sem Ele, dificilmente você permanecerá.
Por isso, a importância de ter o Espírito Santo e comunhão com Deus. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe uma blogueira feliz, comente. :)