domingo, 26 de dezembro de 2010

O Líder !


Um bom líder deve ser capaz de influenciar as pessoas a algum objetivo, Jesus era assim, sabemos que ele tinha discípulos, ou seguidores, alguns até mesmo largaram suas atividades para acompanhá-lo em sua obra (Marcos 1:10-20). Jesus não só influenciou as pessoas que viviam em sua época ha mais de 2.000 anos atrás, mas tem influenciado muitos até hoje.
Jesus não era um líder rude, sua presença era revigorante, as pessoas sentiam-se atraídas a ele, pois demonstrava empatia (Mateus 9:36). Apesar de ser o filho de Deus não se sentia superior aos outros.

Um líder pode ser superior em alguns aspectos, mas precisa tratar a todos com consideração. Alguns acham que o líder tem que ser uma pessoa mandona, liderar envolve dar ordens , mas é importante cativar e convencer as pessoas e não apenas impor as coisas, pois assim se conquista respeito, admiração e apoio.
Jesus dava bom exemplo não só em palavras mas em ações.
Em seu famoso sermão do monte ensinou lições valiosas como por exemplo a “Regra de Ouro” da boa convivência que consiste em tratar os outros da mesma forma como gostaríamos de ser tratados,(Mateus 7:12) a maneira como lidava com as pessoas mostra que ele aplicava tal regra no seu dia-a dia.
As pessoas costumam prestar atenção em seus líderes, como agem, como se comportam. Sua atitude pode inspirar ou desmotivar outros, por isso é importante que dê bom exemplo.
Jesus era um líder incansável.
Trabalhava arduamente por seu objetivo, que conforme citado por ele mesmo era dar testemunho da verdade, para isto fazia longas viagens de pregação (Lucas 4:43). Em certa ocasião após retornar de uma dessas viagens junto com seus discípulos, ao retirar-se para descansar, algumas pessoas o avistaram de longe e começaram a aproximar-se, logo se formou uma multidão pedindo que falasse, pois ficavam maravilhados com as coisas que ele ensinava e os milagres que realizava. Jesus mesmo cansado dispôs-se a atende-los (Marcos 6:31-34).
Um líder trabalha arduamente, muitas vezes em uma equipe é quem mais trabalha. Em geral as pessoas recorrem bastante a ele, precisa estar disposto muitas vezes fora do expediente de trabalho pois tem muitas responsabilidades.
Coragem também era uma de suas características.
Conforme o relato bíblico, Jesus expunha a hipocrisia dos fariseus em sua época, várias vezes os criticou por apegarem-se a pequenas regras inventadas por eles mesmos e que sobrecarregavam o povo, ao passo que desconsideravam princípios claramente especificados quando isto lhes era conveniente.(Mateus 23:23-24) Em certa ocasião ele expulsou algumas pessoas que estavam vendendo animais para sacrifício dentro do próprio templo e cobrando preços exorbitantes (João 12:13-17).
Isto deixa claro que um líder precisa ser corajoso para enfrentar situações adversas e tomar atitude positiva para corrigir algum problema que possa ocorrer.
Jesus tinha habilidade em comunicar-se com os outros.
Falava de forma que todos até os de pouca instrução pudessem entender. As pessoas faziam-lhe muitas perguntas mas ele não dava as respostas prontas e sim raciocinava com elas á base de ilustrações e de bons argumentos de forma que pudessem tirar suas próprias conclusões (Lucas 10:25-28 ,Marcos 4:33-34). Quando designava alguma tarefa a seus seguidores fornecia orientação específica para que as coisas ocorressem como desejado (Mateus 10:7-12).
A boa comunicação é essencial em todos os aspectos da liderança, em uma empresa por exemplo facilita o relacionamento com clientes e fornecedores, no caso dos funcionários faz com que entendam o que se espera deles. Estar disposto a ouvir também é importante pois podemos receber sugestões úteis.

De todas as coisas que sustentam um líder ao longo do tempo o amor é amais duradoura. Jesus demonstrou esta qualidade em alto grau ao dar sua própria vida como sacrifício em favor dos homens (João 15:13). De todas as coisas que realizou na terra este sem dúvida foi o maior e mais duradouro de seus atos, tanto que ele é lembrado e reconhecido até hoje por isto.

Sem amor, sem paixão pelas almas, sem Ele, o líder é só mais um.
Quem pode ser um ótimo líder ?
Aquele que sabe servir !

PARA SER GRANDE, É PRECISO SER SERVO!!!

Fazendo a diferença!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe uma blogueira feliz, comente. :)